Irá decorrer de Janeiro a Abril de 2013, um concurso de fotografia digital, com o tema “Património da minha Terra”. Com o objetivo de aliar a fotografia à descoberta e valorização do património cultural, pretende-se com esta atividade que os munícipes do concelho de Aljustrel tenham oportunidade de registar em fotografia, alguns exemplos do seu património material, natural ou imaterial. Exemplos esses que, em concurso, serão avaliados e selecionados, culminando na escolha em 18 de Maio de um trabalho vencedor, em cada uma das 3 categorias propostas.
Como resultado da envolvência das comunidades, alguns dos trabalhos a concurso serão seleccionados e expostos no museu, durante a “Semana do Museu” que irá decorrer em Maio.
Norma do concurso:
1) O concurso está aberto a todos os naturais do concelho de Aljustrel, ou residentes em Aljustrel.
2) São criadas três categorias a concurso: Património Material; Património Imaterial; Património Natural.
3) As fotos admitidas a concurso serão obrigatoriamente em formato digital com uma resolução mínima de 300dpi.
4) As fotos deverão ser enviadas para museu@mun-aljustrel.pt a partir de 01.01.2013 até 2013.04.18, com indicação de:
- Título da foto;
- Categoria a que concorre;
- Identificação/localização do monumento ou registo;
- Nome completo do autor, telefone e e-mail de contacto.
5) Cada concorrente só pode apresentar duas imagens em cada uma das categorias.
6) No último dia de cada mês (Janeiro, Fevereiro, Março e Abril) as fotos serão colocadas no Facebook do Museu, podendo ser votadas pelo público através da opção “Gostar”. Os votos assim obtidos corresponderão a 50% da votação final. Os restantes 50% correspondem à votação do Júri.
7) O júri será composto por três membros a designar pelo Museu Municipal.
8) Da decisão do júri não há apelo.
Os concorrentes ao participarem aceitam, implicitamente, ceder os seus direitos de autor, bem como quaisquer outros direitos eventualmente existentes para o Município de Aljustrel, podendo o Município de Aljustrel utilizá-las como lhe aprouver, sem que lhes possa ser exigida qualquer contrapartida a titulo de remuneração, compensação ou outro, embora fazendo sempre referência aos seus autores quando da publicação dos trabalhos.